sexta-feira, 19 de setembro de 2014

Uma visita ao Museu Integrado de Óbidos – Pará – Amazônia


Inaugurado a dois de outubro de mil novecentos e oitenta e cinco, pela Associação Cultural ObidenseACOB. O Museu Integrado de Óbidos é um convite nostálgico ao visitante a reviver o passado do povo Obidense.

Suas salas, no melhor estilo arquitetônico barroco, com muitas portas e largas janelas, por onde a luz do sol ilumina todo o interior, guardam desde elementos do sagrado do catolicismo, objetos da cultura indígena a utensílios do cotidiano que pertenceram a pessoas da sociedade obidense.

Fazendo-se uma visita a este espaço memorial da cultura de Óbidos parece que somos teletransportados a uma conjugação de tempo imperfeito, uma vez que a sensação de vida presente nos objetos ali expostos permanece viva. Eu mesmo, sempre que faço uma visita a esse Museu tenho essa impressão, de que o sopro de vida suspira entre aquelas salas e de que ali estão não somente simples objetos antigos, mas a própria vida da cidade de Óbidos. Pois, como bem sabemos um povo que não preserva o seu passado dificilmente saberá construir o seu futuro.
Fica aqui o convite: venha conhecer o Museu Integrado de Óbidos!








Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou? Deixe sua opinião